História

O Instituto Esporte Mais (IEMais) é uma organização da sociedade civil criada em 2014 pela cearense Daiany França Saldanha, inspirada pelas suas vivências no programa setorial “Esporte para o Desenvolvimento”, realizado no Brasil pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, durante a chamada “década esportiva” brasileira, que ocorreu entre os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Nesse contexto, o IEMais surgiu com o importante desafio de promover o desenvolvimento humano e social através do esporte, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equânime.

As líderes

Desde 2017, o IEMais é liderado por quatro mulheres, Gioconda Paula, Jessyca Rodrigues e Patrícia Távila, além da Daiany. Cada uma delas tem uma história inspiradora com o esporte e a atividade física com o próprio Instituto Esporte Mais. A Jessyca praticou dança por muitos anos e por algum tempo chegou a ser sócia de uma assessoria esportiva, poucos meses depois da fundação do instituto, ela se juntou à Daiany para empreender esse sonho junto e se tornar cofundadora. Já a Patrícia, fez carreira no judô, tendo conquistado alguns títulos no esporte universitário. Ela começou a trabalhar no IEMais em 2015 como professora de esportes e logo seu talento para a gestão lhe trouxe para a liderança do instituto. Gioconda, por sua vez, chegou ao instituto como beneficiária, foi atleta do nosso primeiro projeto de futebol feminino, o TGA - Transformando Gols em Aprendizagem. Na década de 90, Gioconda foi atleta de futebol de importantes equipes do Ceará, tendo competido contra grandes nomes do futebol brasileiro, como Formiga. A Daiany, por sua vez, cresceu praticando esportes, mas foi no futsal que se destacou mais. Participou de inúmeras competições escolares e universitárias. Antes do IEMais, já empreendia em diferentes projetos esportivos. Como podemos ver, a paixão pelo esporte é algo em comum entre todas elas, além de um desejo gigante de construir um mundo melhor para todas e todos. Além disso, Daiany, Jessyca e Patrícia são profissionais de Educação Física, Gioconda é a única com formação em outra área, ela é graduada em gestão empresarial.

Nossa Missão, Visão e Valores

Missão: Promover o desenvolvimento humano e social por meio do esporte e o empoderamento de meninas e mulheres.

Visão: Ser uma organização de referência regional até 2023, na área do esporte para o desenvolvimento humano e social e no empoderamento de meninas e mulheres, com reconhecimento nacional dos principais investidores dos segmentos.

Valores: Paixão pelo que fazemos; Criatividade e vanguarda; Transparência em tudo, com todos; Valorização das pessoas.

  • Paixão pelo que fazemos: pessoas apaixonadas são mais felizes; o IEMais deseja ser um lugar de pessoas felizes, apaixonadas pelo ato de transformar a vida das pessoas por meio do esporte.

  • Criatividade e vanguarda: para o instituto, a criatividade precisa ser estimulada continuamente e deve estar à serviço da resolução de problemas, sejam eles organizacionais ou sociais. A vanguarda, por sua vez, remete a uma atitude de experimentar, partir na frente, ser proativo, sem medo de errar ou do julgamento, afinal, a criatividade precisa do campo prático para transformar.

  • Transparência em tudo, com todos: desde a pequena ação, as contas e as decisões. O IEMais é adepto de uma gestão holística, transversal e horizontal. Qualquer associado, voluntário, funcionário, doador, apoiador, prestador de serviço e beneficiário pode solicitar, a qualquer tempo, informações organizacionais.

  • Valorização das pessoas: “não há saber mais ou saber menos; há saberes”, já dizia Paulo Freire. O instituto valoriza as pessoas pelos seus diferentes saberes e maneiras de contribuição, deseja que todos e todas se desenvolvam pessoal e profissionalmente e está sempre em busca de oportunidades para esse fim.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Também conhecidos como Objetivos Globais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o núcleo da Agenda 2030 da ONU e foram acordados por líderes mundiais como um guia para proteger o planeta e as pessoas dos efeitos da mudança do clima, da pobreza e da desigualdade.


Ao todo são 17 objetivos e 169 metas que se complementam e que estão associados a três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.


A abordagem de esporte para o desenvolvimento utilizada pelo Instituto Esporte Mais pode contribuir para os ODS, conforme se pode observar na Declaração da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: “O esporte também é um importante facilitador do desenvolvimento sustentável. Reconhecemos a crescente contribuição do esporte para a realização do desenvolvimento e da paz em sua promoção da tolerância e respeito e as contribuições que faz para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades. bem como aos objetivos de saúde, educação e inclusão social.” (ONU, 2015).


Por meio dos seus projetos e iniciativas, o Instituto Esporte Mais contribui para a promoção de sete ODS: 3, 4, 5, 8, 10, 16 e 17:

  1. ODS 3 - Saúde e bem-estar;

  2. ODS 4 - Educação de qualidade;

  3. ODS 5 - Igualdade de gênero;

  4. ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico;

  5. ODS 10 – Redução da desigualdades;

  6. ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes;

  7. 17 - Parcerias e meios de implementação.

Reconhecimentos

Ser uma organização de referência é um dos objetivos do Instituto Esporte Mais, por isso preza por uma gestão profissional, responsável e transparente. Com uma equipe dedicada, estudiosa e apaixonada por realizar mudança social através do esporte, o instituto e suas líderes têm conquistado importantes reconhecimentos e prêmios nos últimos anos.

Reconhecimentos e homenagens públicas

  • 2020: Vencedor do Projeto Bancorbrás Social, uma iniciativa do Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta.

  • 2019: Homenageado pela Câmara de Vereadores de Fortaleza pelos 5 anos de serviços prestados à comunidade Fortalezense.

  • 2018: Tendo em vista a boa execução dos projetos de Protagonismo Juvenil, o instituto foi convidado pela Coordenadoria de Juventude para participar da reunião de Avaliação dos Projetos Beneficiados pelo BID para compartilhar as experiências da instituição.

  • 2017: A presidente do instituto, Daiany França, foi eleita para o GASC - Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil, para colaborar com experiências e agendas temáticas.

  • 2017: Homenageado pela Câmara de Vereadores de Fortaleza pelo Dia Internacional de Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.

  • 2015 e 2017: Contemplado no Edital de Protagonismo Juvenil da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza com financiamento do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, conquistando no segundo ano o 1º e 2º lugar na linha de projetos esportivos.

  • 2015: Eleito para o Conselho Municipal da Mulher de Fortaleza.


Prêmios e certificações

  • 2017: Certificação da tecnologia social “Sport For Development”, que inclui a metodologia Treino Social, no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

  • 2016: Vencedor do Prêmio “Mais Esporte Brasil” da REMS - Rede Esporte pela Mudança Social em parceria com o PNUD (Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento).

  • 2015: Certificação internacional PMD Pro (Project Management for Development).


Programas de Aceleração

  • Bancorbrás Social - Edição Fortaleza e João Pessoa

  • Falcons University - Gerando Falcões

  • Movendo o Campo de Jogo – Empoderando jovens mulheres através do esporte

  • Programa VOA - Ambev

  • Programa ELAS – Escola de Liderança

  • Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI)

  • 92Y Ford Fellowship

Equipe e Conselhos

Conselho Administrativo

  • Presidente: Daiany Mayara França Saldanha

  • Tesoureira: Gioconda Paula Oliveira de Souza

  • Secretária: Manuella de França Saldanha

Conselho Fiscal

  • Ana Carolina Siqueira do Nascimento

  • Maria Odéli Lima Gonçalves

  • Luciana Fialho Rocha Santa Rosa

Membros da Equipe

  1. Jessyca Rodrigues Lopes - Coordenadora geral

  2. Patrícia Távila - Coordenadora de projetos

  3. Adeline Brindeiro - Professora de esportes

  4. Ana Castro - Estagiária de esportes

  5. Berg Rodrigues - Professor de esportes

  6. Erica Sousa - Professora de esportes

  7. Felipe Feitosa - Analista de relacionamento

  8. Gerlândia Sabino - Contadora

  9. Janaida Brito - Estagiária de esportes

  10. Juracy Domingos - Advogada

  11. Kely Pereira - Fotógrafa

  12. Mayra Rafaella - Professora de esportes

  13. Pedro Paulo Makhlouf - Mobilizador de recursos

  14. Régis Avelino - Professor de esportes

  15. Rose Cruz - Professora de esportes