História

O Instituto Esporte Mais (IEMais) é uma organização da sociedade civil criada em 2014 pela cearense Daiany França Saldanha, inspirada pelas suas vivências no programa setorial “Esporte para o Desenvolvimento”, realizado no Brasil pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, durante a chamada “década esportiva” brasileira, que ocorreu entre os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Nesse contexto, o  IEMais surgiu com o importante desafio de promover o desenvolvimento humano e social através do esporte, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equânime.

As líderes

Desde 2017, o IEMais é liderado por quatro mulheres, Gioconda Paula, Jessyca Rodrigues e Patrícia Távila, além da Daiany França. Cada uma delas tem uma história inspiradora com o esporte e a atividade física  com o próprio Instituto Esporte Mais. A Jessyca praticou dança por muitos anos e por algum tempo chegou a ser sócia de uma assessoria esportiva, poucos meses depois da fundação do instituto, ela se juntou à Daiany para empreender esse sonho junto e se tornar cofundadora. Já a Patrícia, fez carreira no judô, tendo conquistado alguns títulos no esporte universitário. Ela começou a trabalhar no IEMais em 2015 como professora de esportes e logo seu talento para a gestão lhe trouxe para a liderança do instituto. Gioconda, por sua vez, chegou ao instituto como beneficiária, foi atleta do nosso primeiro projeto de futebol feminino, o TGA - Transformando Gols em Aprendizagem. Na década de 90, Gioconda foi atleta de futsal de importantes equipes do Ceará, tendo competido contra grandes nomes do esporte brasileiro, como Formiga. A Daiany, por sua vez, cresceu praticando esportes, mas foi no futsal que se destacou mais. Participou de inúmeras competições escolares e universitárias. Antes do IEMais, já empreendia em diferentes projetos esportivos. Como podemos ver, a paixão pelo esporte é algo em comum entre todas elas, além de um desejo gigante de construir um mundo melhor para todas e todos. Além disso, Daiany, Jessyca e Patrícia são profissionais de Educação Física, Gioconda é a única com formação em outra área, ela é graduada em gestão empresarial.

Nossa Missão e Valores

Missão: Promover o desenvolvimento humano e social por meio do esporte e o empoderamento de meninas e mulheres.

Valores: Paixão pelo que fazemos; Criatividade e vanguarda; Transparência em tudo, com todos; Valorização das pessoas.

Reconhecimentos

Ser uma organização de referência é um dos objetivos do Instituto Esporte Mais, por isso preza por uma gestão profissional, responsável e transparente. Com uma equipe dedicada, estudiosa e apaixonada por realizar mudança social através do esporte, o instituto e suas líderes têm conquistado importantes reconhecimentos e prêmios nos últimos anos.

Reconhecimentos e homenagens públicas


Prêmios e certificações


Programas de Aceleração

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Também conhecidos como Objetivos Globais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o núcleo da Agenda 2030 da ONU e foram acordados por líderes mundiais como um guia para proteger o planeta e as pessoas dos efeitos da mudança do clima, da pobreza e da desigualdade.


Ao todo são 17 objetivos e 169 metas que se complementam e que estão associados a três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. 


A abordagem de esporte para o desenvolvimento utilizada pelo Instituto Esporte Mais pode contribuir para os ODS, conforme se pode observar na Declaração da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: “O esporte também é um importante facilitador do desenvolvimento sustentável. Reconhecemos a crescente contribuição do esporte para a realização do desenvolvimento e da paz em sua promoção da tolerância e respeito e as contribuições que faz para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades. bem como aos objetivos de saúde, educação e inclusão social.” (ONU, 2015). 


Por meio dos seus projetos e iniciativas, o Instituto Esporte Mais contribui para a promoção de sete ODS: 3, 4, 5, 8, 10, 16 e 17:

O IEMais possui Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil: Esporte para o Desenvolvimento, que inclui a metodologia Treino Social.

Equipe e Conselhos

Fundadora

Diretoria 2021-2024

Conselho Fiscal 2021-2024

Funcionários e prestadores de serviços

Serviços pro bono